Direito
O antropólogo ao fazer uma etnografia tem' de compreender como os gestos são produzidos, percebidos e interpretados pelos "nativos" daquela sociedade ou grupo. E que esta interpretação pode ser diversa de grupo para grupo inclusive o do pesquisador. Esses gestos, atos e práticas revelam representações ou "formas simbólicas" pelas quais compreendem e transformam a realidade. Isto é, as representações simbólicas permitem a leitura do mundo e lhe dão sentido.
Tendo em vista tais aspectos e as nossas discussões em sala de aula, a proposta para elaboração do trabalho é o levantamento, ainda que parcial, dos principais elementos simbólicos relacionados ao "universo jurídico" presentes no documentário.
1) Identificar, no filme, quatro referenciais simbólicos presentes em um tribunal de justiça e tecer comentários a respeito de cada um deles.
Ao decorrer do filme observa-se vários elementos simbólicos, dentre eles estão:
- Toga, no momento em que o juiz ou a juíza veste a toga, consiste em um ritual de purificação onde os magistrados trazem consigo o afastamento de eu, do qual é necessário para um julgamento pretensiosamente neutro, cedendo espaço ao instrumento da lei.
- Bandeira,
2) Observar, descrever e analisar duas situações em que os aspectos culturais aparecem no filme e como elas se relacionam com a criminal idade.
3) Comente sobre a atual situação do sistema prisional brasileiro e relacione com a representação simbólica de justiça, pobreza e criminal idade presentes na nossa sociedade
4) A partir do texto de autoria de Ana Lucia Pastore, "Afetos em jogo nos
Tribunais do Júri", discorra sobre como você se