Pedagogia
Profa. Ana Luzia Videira Parisotto Após a escolha do tema que pretende pesquisar e da realização de um levantamento inicial dos materiais disponíveis sobre o assunto, é preciso conhecer e organizar melhor o material selecionado. Essa fase é muito importante para a construção do projeto de pesquisa. Essa organização pode acontecer com a realização de fichamentos, resumos e resenhas. Cada pesquisador, ao adquirir mais experiência, define que tipo de organização é mais adequada para o seu campo de pesquisa e para a sua forma de trabalho. A cada leitura, registre suas impressões sobre o material.
I - FICHAMENTO Você pode recorrer a dois tipos de fichamento para organizar o seu material: fichamento bibliográfico e fichamento de leitura. a) Fichamento bibliográfico: serve como guia de busca. Você seleciona o material e faz um registro numa ficha, incluindo dados bibliográficos completos do texto, número de registro na biblioteca e um resumo do seu conteúdo, feito apenas a partir do sumário.
Exemplo:
Ficha bibliográfica
Título:
Autor:
Referência bibliográfica:
Indicado para:
Anotações/Referências importantes:
b) Fichamento de leitura: mais elaborado. Recomendamos que seja organizado em três partes:
- resumo das ideias do autor: apresentação por escrito da compreensão do texto, por tópicos, com vocabulário próprio;
- destaque de citações do autor: apresentação de algumas passagens do texto consideradas mais relevantes e que representem cada tópico anteriormente destacado (não se esquecendo de registrar sempre o número da página);
- interpretação do texto: reconstrução mais livre do tema abordado no texto, expressando um diálogo com o autor, incorporando ou questionando posições assumidas.
Exemplo:
Ficha de leitura
Título:
Autor:
Referência bibliográfica:
Indicado para:
Resumo
Citações importantes
Comentários
II – RESUMO