Gestão do conhecimento e inteligencia competitiva
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA Marketing
FERRAMENTAS OPERACIONAIS DE MARKETING
Trabalho apresentado ao professor Gustavo Torres para obtenção de nota na disciplina Ferramentas Operacionais de Marketing.
Fernanda Avelar - 2012.04.02832-1| Flávia Wirz 2012.04.07368-6
Joyce Sudré - 2012.04.02836-2 | Valéria Bansemer 2012.04.06448-2
cAMPUS PRES. VARGAS - RJ
16/fEV/2013
QUESTÃO 01
CANAL A
Canal de Nível 1: Existência de um intermediário entre o fabricante e o consumidor. INDUSTRIA - VAREJO -CONSUMIDOR
Sistema de Distribuição Exclusiva - Nesse sistema a empresa utiliza um intermediário a fim de atender a segmentos específicos do mercado consumidor. Uma das principais vantagens desse sistema é que ele permite uma parceria com a rede de distribuição que trabalha apenas com a marca do fabricante. Além disso, possibilita uma rápida expansão dos fabricantes, pois eles não precisam investir na formação dos pontos de venda e concentram seus recursos financeiros na produção. Após garantir grande fluxo de consumidores as lojas se tornam atrativas para outros produtos que sejam vantajosos para aqueles consumidores.
CANAL B
Canal de Nível 2: A Indústria repassa aos seus distribuidores que irão repassar para o varejo exclusivamente, que por sua vez atende o cliente final, nesse caso os direitos do produto também são repassados ao distribuidor, mas ele poderá apenas vender para o varejo para que possa fazer a distribuição, vale salientar que os custeios de promoção de vendas desse produto também passa a ser responsabilidade do distribuidor, bem como a do varejista, que como detém a propriedade do produto passa a ter interesse em vender o mais rápido possível, já que estoque é dinheiro parado. INDÚSTRIA - ATACADO - VAREJO - CONSUMIDOR
Distribuição Seletiva – nesta modalidade o produtor escolhe um número reduzido de distribuidores, aos