Direito
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA 1 – MERCADO DE CAPITAIS
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2012
1. O QUE SE ENTENDE POR: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL; Conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários.
POUPANÇA E INVESTIMENTO; A poupança, em economia, é a parte da renda da população que não é gasta com consumo. Essa parcela, quando depositada em instituições financeiras, é emprestada às empresas, que a investem (ver investimento), ou ao governo, que a utiliza para cobrir eventuais déficits nas contas públicas e investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o periodo de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
INVESTIDOR; Por isso o investidor é uma pessoa que utiliza o seu dinheiro para aumentá-lo, e ele o faz investindo em empresas, moedas, imóveis e etc.Um homem de negócios com um olhar para o futuro.
AÇÕES; É a menor parte em que se divide o capital social de uma empresa, e da qual resulta, para o seu titular, o direito de participar da vida social da companhia (S/A).
2. RESPONDA: O QUE É MERCADO DE CAPITAIS? O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
POR QUE É IMPORTANTE INVESTIR NO MERCADO DE CAPITAIS? À medida que cresce o nível de poupança individual e a poupança das empresas (entende-se por poupança o lucro das mesmas) constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um