Carnaval
Portanto, o Fisioterapeuta Dr. Frederico Mendes Santos dá dicas preciosas para quem quer aproveitar o carnaval no chão ou nas alturas, diminuindo assim o risco de lesões e desconforto. A primeira dica é escolher um modelo de calçado confortável, adequado ao formato e ao tamanho dos pés. Se for usar um salto, o ideal é optar por um calçado com plataforma ou solado alto na frente, tipo meia pata, que diminui a inclinação do pé e distribui melhor o peso do corpo. Os saltos mais grossos e as tiras mais largas não deixam os dedos saindo para o lado e proporcionam mais estabilidade aos passos. O calçado deve acomodar o pé e ficar firme, de preferência ter o calcanhar fechado.
Outra dica são as palmilhas de silicone, próprias para sandálias, que proporcionam conforto e evitam que o pé escorregue. O atrito pode causar bolhas, além de forçar a parte da frente da sola do pé desenvolvendo calosidades, acrescenta o Fisioterapeuta. Recomenda-se fazer alongamentos antes e depois de usar salto alto, procurando movimentar bem a musculatura que fica parada quando se anda de salto. Movimente também os tornozelos em todas as direções possíveis, fazendo círculos no ar com os pés. Um exercício fácil é apoiar a ponta do pé no degrau da escada e forçar o calcanhar para baixo, permitindo que a musculatura da parte de trás da perna se estique bem.
Já os foliões que não precisam de salto alto podem dar preferência ao tênis ou sapatilhas bem confortáveis. Os chinelos, tão apreciados no calor do verão, deixam os pés desprotegidos.
Sapatos e possíveis problemas
Aqui destaca alguns tipos de calçados e os possíveis problemas que eles podem causar aos pés e ao corpo.
Salto alto: Como o peso da pessoa fica no antepé, o salto alto pode causar dor na parte frontal do pé além de bolhas e calos, e em longo prazo está envolvido na geração de "joanetes".
Sapatilhas e rasteirinhas: Mesmo sendo consideradas confortáveis