DIREITO
Direito é uma palavra de origem latina, Directum, que significa reto, no sentido de retidão; o mais adequado.
Em uma explicação mais abrangente, Direito é um conjunto de normas, regras, as quais uma sociedade necessita para que todos possam conviver de forma mais organizada e menos conflitante. Refere-se ainda às normas jurídicas determinadas por cada país ou jurisdição.
O Direito pode ser dividido em positivo ou natural. O Direito Positivo são as normas criadas e colocadas em vigor; já o Direito Natural, são as normas que origina-se naturalmente, que sempre existiram e que estão intrínseca á origem do ser humano, como por exemplo: não matar, roubar, etc. Para Aristóteles, o direito natural está em todo lugar, tal qual o fogo que queima por toda parte.
Em todos os âmbitos da sociedade utiliza-se de normas, leis, para que todos possam conviver de forma social e harmônica, com direitos e deveres a cumprir. Sem esse código de conduta humana, seja positivo ou natural, as relações humanas estariam em pleno desacordo e a mercê daqueles que detém o poder.
Para Platão, o direito significa a busca pela justiça, ou seja, dar a cada um aquilo que corresponde a sua natureza e função na sociedade. E a justiça visa a imparcialidade, ou seja, independentemente de classe social, todos tem os mesmos direitos e ninguém poderá ser beneficiado estando em desacordo com as leis. Portanto, quando falamos em Direito, estamos falando do mundo das leis e da justiça, que serve para orientar cada qual em sua área, dentro de uma sociedade, de um país.