AS RAIZES HISTÓRICAS DO LIBERALISMO TEOLÓGICO (RESENHA)
DEUS- SETAD
BACHARELADO EM TEOLGIA
IJACIARACY SILVA
AS RAIZES HISTÓRICAS DO LIBERALISMO TEOLÓGICO (RESENHA)
Trabalho apresentado à disciplina Teologia Contemporânea, 6º semestre, com requisito para avaliação, do curso de Bacharelado em Teologia da Assembleia de Deus. Profº. Hamiltom Jeremias.
BELÉM
2012
COSTANZA, José Roberto da Silva. As Raízes Históricas do Liberalismo Teológico
O autor do artigo “As Raízes Históricas do Liberalismo Teológico”, trata de um assunto que por muitos é desconhecido, principalmente da igreja em geral, mas que vem abrir os nossos olhos e nos dar conhecimento sobre o que aconteceu entre os séculos XVII até o início do século XX, quando se levantaram muitos teólogos com doutrinas filosóficas colocando assim, em pauta os seus pensamentos com base naquilo em que pensavam ser a verdade. Como muitos foram os homens, também muitas foram as idéias que influenciaram a igreja e até hoje, o cri stianismo junto com o povo evangélico em geral, trazendo sérios prejuízos na teologia atual e no âmbito espiritual.
Segundo o autor, a História do Liberalismo Teológico tem suas raízes influenciadas pelo racionalismo, deísmo e iluminismo, onde também é mostrado o rompimento definitivo do liberalismo com a ortodoxia através da obra de Tindal e Reimarus, que afirmam que o cristianismo tem suas bases em alegações fraudulentas da ressurreição e da segunda vinda de Cristo. Esse é só um pensamento considerado liberal que também representa uma única gota do oceano, pois o resto da água tem uma dimensão bem maior do que se imagina.
Nesse período, os filósofos formularam um conjunto de doutrinas com o objetivo de assegurar a liberdade do individuo na área moral e religiosa, descartando as idéias dogmáticas, contestando assim, verdades consideradas e ensinadas como absolutas, trazendo influência no escolasticismo, havendo também uma grande mudança no comportamento da