COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Autor: Juan E. Díaz Bordenave
Coleção Primeiros Passos - Editora: Brasiliense
Primeira edição, 1982 - 27ª edição, 2002 – 105 páginas
-Prólogo
É oportunoperguntar-se o que é comunicação.
Os homens, nas décadas anteriores, particularmente as de 50 e 60, preocuparam-se apenas com o melhoramento e o conhecimento de tudo que os cercam.
Mas foi só nadécada de 70, que o homem começou a ser ao mesmo tempo o produto e o criador de sua sociedade e sua cultura, se descobriu o “homem social”.
A primeira reação após esta descoberta foi lhe aplicar osmodelos mecanicistas e pragmáticos emergente das ciências físicas e naturais.
E a comunicação? Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais críticae exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na SUA sociedade.
O autor espera que este livro acenda alguns pontinhos de luz na mente de quem o lê e espera que quem já possua tais pontinhosaumentem ainda mais com a leitura deste.
-O meio ambiente social da comunicação
Neste capítulo, o autor cita alguns exemplos de como a vida precisa de comunicação, e tudo ao nosso redor faz partedo meio ambiente social da comunicação.
No jogo de futebol tudo se comunica: cores das bandeiras, camisa dos jogadores, apitadas, cartões, placar eletrônico, alto-falantes, etc. Na câmara dosdeputados: O grande recinto, posição das mesas, das cadeiras, acesso ao microfone, distribuidores de discursos, etc. Na feira livre: A exibição de produtos e preços, a barganha pela qual vendedores ecompradores chegam a um acordo, a própria fixação dos preços e sua modificação, conversa informal entre os conhecidos, etc. Na hora da novela, as pessoas até deixam de se comunicarem para “incomunicar”, coma fantasia da TV.
Não se pode existir comunicação sem sociedade, muito menos sociedade sem comunicação.
“Dize-me como é a tua comunicação e te direi como é a tua