Direito
O filme alemão ‘’A onda’’ foi relata a experiência de um Professor alemão que tenta transformar sua sala de aula numa sociedade fascista ‘’A onda’’, esta se propagando rapidamente deixando seu criador o Profo Rainer Wenger sem o controle.
A escola, palco de quase todo o filme, está numa semana de matéria letiva, os alunos devem escolher uma matéria e frequentar seu projeto. O Profo Rainer discute autocracia com a turma e percebendo o desinteresse da classe com a matéria e de acreditarem que a ditadura já não mais consegue se instalar em uma sociedade como a que eles estão vivendo, resolve desenvolver um projeto tornando a turma uma verdadeira comunidade fascista, demonstrando como a massa pode ser facilmente manipulada.
Pela recusa do Profo Wieland em ceder à matéria anarquia, Rainer entra com todo o entusiasmo no seu projeto sobre autocracia, resolve ainda fazer com que cada aluno se vista com camisetas brancas e jeans acabando com qualquer distinção entre as classes, tornando-as iguais. Vendo o seu poder sob os alunos e que seus planos de inícios estavam dando certo, cresce seu orgulho e aumenta ainda mais a sua ambição. Mas logo, sem perceber, perde o controle sobre os seus alunos e estes começam a fazer do grupo um estilo de vida e a vivê-lo fora dos muros da escola, propagando os símbolos da comunidade por vários lugares da cidade e excluindo todos os que se opuseram ao grupo.
Quando o Profo Rainer percebe que A onda saiu do controle e tenta interrompê-la já é tarde demais para evitar as consequências.
OPNIÃO SOBRE O FILME:
O Filme traz à tona questões relevantes dos modelos e padrões praticados pela sociedade contemporânea. Percebemos a insatisfação e a falta de perspectiva em que nossos jovens se encontram e como se tornam vulneráveis na busca de um sentido à própria