Direito
O nosso mundo juntamente com o cotidiano está inteiramente ligado com a economia de materiais, ou seja, é simplesmente um sistema que envolve certas etapas como: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo das coisas que compramos e consumimos. A sociedade que forma estas etapas e apresenta dominada e regida pelo poder de decisão, no qual se mostra através dos governos e corporações (grandes empresas). Vale ressaltar que este sistema de economia de materiais é o fator principal da poluição do nosso planeta.
A etapa de extração, contudo é a exploração do meio ambiente por meio da extração de recursos naturais. Um exemplo essencial que observamos nos telejornais é a retirada ilegal de árvores para fins comerciais.
Após a extração apresenta-se a produção que é nada menos a atividade que produz os materiais que nos satisfazem no cotidiano. Na produção dos materiais, a maioria das empresas utiliza energia e elementos químicos neste processo em que encontramos nos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, sofás e até em travesseiros.
A distribuição está interligada ao consumo, pois estas duas etapas são fundamentais no sistema de economia de materiais, também o consumo existe através da distribuição das mercadorias. Na distribuição observamos a exteriorização dos custos, em que o verdadeiro custo da produção não se reflete no preço que pagamos, ou seja, não pagamos o real valor dos produtos que compramos. E como pagamos? Pagamos com a perda de recursos ambientais.
Está etapa é o ponto mais importante do sistema organizado pelo governo e corporações, pois é o que impulsiona a sociedade a ter como função de consumidores. O consumo passa a ser a nossa forma de vida (o consumo se torna um ritual da sociedade em que visa à satisfação por meio dos bens). O objetivo da economia mundial é possuir bens, olvidando-se da saúde, educação, sustentabilidade e justiça, tornando-se uma triste realidade do mundo.
O