O que diáletica
O QUE E DIALÉTICA
ORIGENS DA DIALÉTICA
Na Grécia antiga Dialética era a arte do diálogo, aos poucos passou a ser arte de demonstra uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão.
Zênon de Élea era considerado por Aristóteles o fundador da dialética, outros consideravam Sócrates. Na acepção moderna dialética é o modo de compreendemos a realidade essencialmente contraditória e em permanente transformação. Heráclito de Efeso, na Grécia antiga foi considerado o pensador dialético mais radical, embora os gregos achassem suas concepções abstratas e unilaterais, o que levou a preferirem outro pensador da época, Parmênides.
Parmênides deu inicio a uma linha de pensamento chamada Metafisica, levando a concepção dialética, a ser enterrada, historicamente. Voltado a ser bem vista novamente no século XVI, durante o Renascimento.
O TRABALHO
Para Hegel o trabalho é a mola que impulsiona o desenvolvimento humano; é no trabalho que o homem se produz a si mesmo; o trabalho é o núcleo a partir do qual podem ser compreendidas as formas complicadas das atividades criadoras do sujeito humano.
Segundo ele o trabalho é o conceito chave para compreendemos o que é superação dialética, que é simultaneamente a negação de uma determinada realidade, a conservação de algo essencial que existe na realidade negada e a elevação dela a um nível superior.
Karl Marx, dizia que para Hegel a dialética estava, por assim dizer, de cabeça para baixo, levando ao uma compreensão diferente em relação ao trabalho, Marx concordavam com Hegel que o trabalho é a mola que impulsionava o desenvolvimento humano, porem criticou a unilateralidade, dizia que Hegel dava importância ao trabalho intelectual e não físico, material, que se fixava apenas na criatividade do trabalho, ignorado o lado negativo dele, dessa forma não era capaz de analisar seriamente os problemas ligados à alienação do trabalho nas