dialética
Dialética no Brasil A dialética moderna é um movimento filosófico recorrente e autocrítico que, Partindo, na Europa, de Hegel, passa por Marx, Lenine, Gramsci, Lucaks, Sartre e outros e, no Brasil, vem aninhar-se no pensamento de Álvaro Vieira Pinto na década de 50/60. De Vieira Pinto, parte dois seguimentos que vão abrigar-se em um Grupo capitaneado Por Demersal Saviani, que vai criar a pedagogia histórico-crítica, valendo-se lembrar que Essa pedagogia não contempla o lado existencialista e fenomenológico já presente em Vieira Pinto. O outro seguimento dialético, contendo já elementos existencialistas e Fenomenológicos, vão informar a pedagogia dialético-fenomenológica de Paulo Freire.
A DIALÉTICA EM PLATÃO
Para Platão a dialética é o único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento. Pois a partir do método dialético de perguntas e respostas é possível iniciar o processo de busca da verdade.
Em sua Alegoria da Caverna, Platão fala da existência de dois mundos: o mundo sensível e o mundo das idéias. Sendo o segundo alcançado apenas através da dialética, da