Direito
SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO – TURMA MA
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO
PROFESSORA: MARIA JULIETA WEBER CORDOVA
ALEX ANTONIO VILANOVA
LUCAS LEONARDO GABURRO AMÂNCIO
LUIZ CARLOS SOARES JUNIOR
RICELLY MOLETA BUSATTO
RESUMO DO LIVRO: CIDADANIA NO BRASIL – O LONGO CAMINHO.
AUTOR: JOSÉ MURILO DE CARVALHO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
2012
INTRODUÇÃO: MAPA DA VIAGEM.
A construção da democracia no Brasil ganhou força após o fim da ditadura, em 1985. Nesta época, o conceito de cidadania passara a ser mais utilizado por todos, desde cidadãos comuns, passando por jornalistas, líderes sindicais até intelectuais e políticos, estava “na boca do povo”, tanto que em 1988, com a Constituição nova foi chamada de Constituição Cidadã.
Acreditavam que com a democracia, com o voto, seriam garantidos direitos como a liberdade, a segurança, a justiça social. Alguns problemas foram resolvidos, outros amenizados, por outro lado, mesmo após muito o fim da ditadura, problemas persistem, pioram ou se reduzem num ritmo muito lento, como a qualidade na educação, na saúde , o analfabetismo as desigualdades sociais, e isso pode levar a população, o povo, a descrença aos mecanismos da democracia e até mesmo gerar retrocessos em conquistas.
A cidadania é um conceito complexo, como já mostrado acima, o voto não garante a existência de governos atentos, a liberdade e a participação não resolvem os problemas sociais. Uma cidadania plena, e talvez utópica fosse capaz de propor liberdade, participação e igualdade, garantir direitos civis, políticos e sociais.
Os direitos civis estão ligados aos direitos fundamentais do artigo 5º da CF, relativos à liberdade, à igualdade, como o direito de ir e vir, o direito de não ser preso se não por autoridade competente, de manifestar livremente o pensamento.