Direito
Alunos: Aline Zimmermann da Rosa
Curso: Direito – Noturno 4ª B
As liberdades Públicas: a Declaração de 1789
Foi na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, que os Direitos Humanos foram consagrados e universalizados, através da luta do Povo contra a opressão, caracterizada pela miséria e o poder das monarquias.
O povo desejava liberdade, igualdade e fraternidade por meio de um país governado por leis.
A filha desta revolução, chamada de Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, foi uma das primeiras a ser considerada universal e instituiu um Estado juridicamente organizado por meio da sistematização das normas em forma de leis.
A partir desta Declaração as leis passam a comandar os homens e a limitar o poder, tornando a utilização da Constituição como superior.
Os princípios eram basicamente os que ainda hoje utilizamos: naturais, abstratos, imprescritíveis, inalienáveis, individuais e universais. A partir daí surge a primeira geração dos Direitos humanos.
Um dos avanços da Declaração, utilizado até hoje é o Princípio da Isonomia, tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida das suas desigualdades.
Atividade Colaborativa
A Atividade Colaborativa é uma atividade elaborada em forma de estudo de caso, situação problema, projeto, e é realizada com o seu grupo de sala de aula. O objetivo é estimulá-lo a resolver uma tarefa por meio da discussão com os membros de seu grupo, promover a troca de ideias e a construção do conhecimento. Portanto, você tem responsabilidades individuais para cumprir, de modo a colaborar com o seu grupo na execução do trabalho. Converse com seus colegas na unidade e organize a melhor forma de elaborar as tarefas propostas por aula-tema. Quando o grupo finalizar a tarefa, um elemento do grupo entregará a atividade ao professor-orientador na unidade de ensino.
Vamos começar?