direito
CURSO DE DIREITO
CRESCIMENTO ECONÔMICO
CRESCIMENTO ECONÔMICO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. Crescimento Econômico 6
2. Fontes do crescimento econômico 6
3. Investimento em capital físico e humano 8
4. Efeitos de alcance de uma política de controlo percentual do PIB destinado ao investimento 9
5. Crescimento econômico do Brasil 10
6. Modelos neoclássicos de crescimento 11
7. Modelo de Meade 11
8. Modelo de Solow 12
9. Corrente Keynesiana 15
10. Corrente Neoclássica 15
11. Corrente Clássica 16
12. Crescimento Endógeno 17
13. Conclusão 17
14. REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
Define-se crescimento econômico pela expansão do produto real de uma economia, durante determinado período de tempo. Quando a taxa de expansão do produto real excede a taxa de crescimento da população envolvida, tem-se a expansão do produto per capita e o crescimento pode se traduzir em desenvolvimento. O desenvolvimento econômico pressupõe crescimento do produto e do emprego, para aumentar a oferta de bens e serviços á disposição da população de determinado país.
A população mundial vem crescendo apesar da redução das taxas de natalidade. Isso se deve ao aumento da vida média das pessoas, da erradicação de certas doenças, como sarampo e poliomielite, a generalização da medicina preventiva e da adoção de melhores padrões de higiene e nutrição.
O crescimento econômico supera o crescimento demográfico para melhorar o bem-estar da população. Isso se traduz pelo aumento da oferta de alimentos, de produtos do vestuário, de higiene e limpeza, medicamentos, eletrodomésticos, material de transporte, serviços de saúde e lazer, entre outros. Esses produtos precisam crescer em quantidade,