Direito
Os hora reclamantes, compraram as passagens, com a origem Porto Alegre, tendo como destino final a praia de Waikiki, em Honolulu (ilha esta pertencente) ao país dos Estados Unidos da América, com escala em Los Angeles(EUA), todos os trechos com a mesma companhia, esta, ora citada.
Ao chegarem no aeroporto internacional Salgado Filho, localizado no município de Porto Alegre, como de costume, com antecedência para fazer seus check-in, para o embarque, se depararam com a seguinte situação;
O guichê da Copa encontrava-se fechado, isto, duas horas antes do vôo, e dirigiram-se ate o serviço da copa dentro do aeroporto, e este também estava fechado, logo solicitaram para uma pessoa, esta da companhia Gol para averiguar o que havia ocorrido, e se poderia fornecer alguma informação.
Passado 20 minutos esta pessoa, da companhia Gol, informou aos devidos passageiros que o embarque já havia sido encerrado e que era de praxe a companhia COPA não atender mais ninguém naquele horário.
Com o bilhete em mãos, o funcionário da Gol na localização do vôo e constatou que o bilhete emitido pela companhia estava com o horário de bilhete diferente do horário de embarque.
Constatado tal fato, fora possível apurar de imediato um erro de emissão de bilhete e também a falta de aviso da companhia Copa, de não informar a alteração de horário do vôo, caso o fosse.
Para a surpresa, e frustração do planejamento de viagem, haviam mais dois passageiros também na mesma situação, sendo eles, moradores do município de Pelotas, tendo os nomes de Carlos Alberto Iribarren Jr e sua esposa.
O fato se caracterizou pelo horário de saída do aeroporto às 01:05 da manhã diferente do bilhete de vôo, pois o bilhete de posse dos passageiros referido, seria as 02:15 da manhã do dia17/06/2012.
Algum tempo depois, apareceu uma funcionária da companhia Copa, e começou a querer despistar que o erro era