Direito
Curso: Direito 2º semestre
1) Qual é a tese central discutida no texto Hamlet/ Willian Shakespeare?
2) Destaque e discuta uma das passagens, caracterize relações de poder.
Shakespeare aponta em sua obra Hamlet uma tensão entre conhecimento e ação política, é uma tragédia que interliga o homem às coisas impostas pela sociedade. A principal discussão em Hamlet é o poder, pois, desde o princípio da história – a traição do tio- foi para obter o poder- e o desejo de Hamlet é retomá-lo, mesmo que seja por motivos diversos (o do tio e o de Hamlet), nos parece que quem tem o poder tem o controle do bem e do mal.
É interessante que Hamlet abre mão da própria vida pela busca do poder e da vingança, e também como as pessoas dissimulam o comportamento em função do seu interesse. Hamlet fala o que quer através de metáforas e desafia o entendimento dos que se dizem conscientes e, na verdade, não tem ideia do que está por vir, como é o caso de quando Hamlet se passava por louco, tentando descobrir se o pai realmente fora assassinado pelo irmão.
Hamlet sob o pretexto da loucura controla a todos pela manipulação dos sentimentos ou manipulação da consciência se faz de vítima e de vilão ao mesmo tempo. O fato de Hamlet se passar por louco, nos mostra que o poder deve ser conquistado e que para isso há várias artimanhas, bem como a justiça não se faz sozinha, precisa de um agente de transformação ou de manutenção social.
Essas foram as nossas impressões dessa leitura, do ponto de vista da relação de poder em Hamlet.