métodos de obeservação
Objetivo:
Este estudo tem por objetivo analisar e qualificar as manifestações de insatisfação do parceiro ao perceber que seu companheiro deixou de interagir para utilizar um aparelho eletônico. Ainda que não se saiba até o momento, e com certeza, se os problemas relacionados à Internet serão clinicamente significativos no futuro ou se serão de irrelevantes, o que se tem constatado é que seu uso pode estar prejudicando o desenvolvimento do relacionamento interpessoal. Sendo assim, buscamos comprovar a hipótese de que cada dia mais casais deixam de se relacionar, para utilizar um aparelho eletrônico.Distintos estudos sustentam que o uso da Internet poderia causar um impacto negativo em nossas relações sociais habituais, em nosso espaço cotidiano, levando-nos, por exemplo, a perder parte de nosso círculo social, a diminuir o tempo de comunicação familiar ou a incrementar o sentimento de solidão (Kiesler, 1999 -Kraut, 1998).
O problema ocorre quando, mesmo em convívio interpessoal presencial ou em outras atividades familiares e profissionais, o indivíduo continua interligado àsplataformas de internet para conseguir travar qualquer diálogo ou outras interações. Quando não se percebe que tal imersão online atrapalha suas outras atividades cotidianas, eis um grande sinal de alerta.
Metodologia:
Foram observados 10 casais jovens. Casal jovem consiste no modelo formado por pares de um homem e uma mulher com idades semelhantes, entre 19 a 30 anos. Escolhemos uma mesa na praça de alimentação de um shopping de Fortaleza, sendo assim, seria observado o casal que portasse um eletrônico e sentar-se nesta mesa. As pessoas foram observadas no tempo de 10 minutos, registramos os comportamentos apresentados a cada 1 minuto de observação, tais comportamentos estavam baseados em categorias predefinidas conforme o objetivo deste estudo. No estudo, serão observados as pessoas que neste momento de lazer a dois, deixam de interagir um com o outro para