INFLAÇÃO
TRABALHO 3 – TEXTO DISSERTATIVO:
Nos dias de hoje o que vemos no Brasil são as famílias de menor poder aquisitivo cada vez piores, e em 2014 as dívidas dessa classe pioraram. Essa faixa de renda sofre mais com o impacto da inflação, o aumento dos juros e a restrição ao crédito no mercado. O mau planejamento de seus investimentos fica visível quando os números apontam que o maior causador dessa divida são os cartões de crédito, isso já vem se tornando cultura para pessoas de classe baixa que usam dessa alternativa para fazer suas compras na falta de dinheiro vivo.
Isso acarreta diretamente no PIB nacional, que o governo previa um aumento de 1,8% nesse ano, mas a partir dos números obtidos no primeiro semestre, e inicio de segundo semestre esse estimativa caiu para 0,9%. Além disso, para tentar fechar as contas em 2014, o governo anunciou que vai buscar R$ 3,5 bilhões de uma economia feita em 2008.
A bandeira brasileira esta cada vez mais tomando seu espaço no comércio externo, o número de exportação de produtos nacionais estão aumentando, um exemplo é o petróleo que apresentou um grande crescimento na exportação, mas uma grande baixa no número da importação do combustível. Outro exemplo é a carne que nesse ano teve uma grande procura especialmente pela parceria feita com a Rússia que aumentou sua procura pelo alimento brasileira. Para citarmos como exemplo o crescimento brasileiro nesse aspecto, em 2012 o México tinha mais participação na NAFTA do que o Brasil no MERCOSUL, que é o único bloco econômico que participamos.
Essa expansão do comércio brasileiro também trouxe algumas conseqüências para nossa balança comercial que apresentou um déficit de US$ 42 milhões na