Direito
No início do filme, um homem chamado Etiénne chega a cidade de Marchiennese a procura de emprego. Etiénne avista um grande terreno, onde fica uma mina chamada Voreux, ao observar o lugar, percebeu que a vida dos operários de minas eram cercadas de sofrimento e pobreza, mesmo assustado procura um emprego por lá. Persistindo em sua busca, se depara com Vicent Maheu um funcionário antigo e respeitado com o apelido de “Boa Morte” por ter sobrevivido a mais de 3 acidentes na mina. Maheu consegue arranjar-lhe uma vaga devido à morte de uma companheira de trabalho chamada Fleurence.
Enquanto Etiénne não tinha lugar para ficar, ele ficou na casa da família Gregóire, onde vivia Maheu e sua família. Na casa dos Gregóire havia uma renda de mil francos. A mãe, o pai e os filhos maiores iam trabalhar na mina, enquanto os menores pediam esmolas. O número de salários por pessoa garante o sustento de toda família. Assim, quando alguém morre ou deixa a família é necessário substituí-la imediatamente, para não baixar a renda familiar.
As condições de trabalhos são de enojar, vivendo em regime de exploração constante. As mulheres ficam desesperadas por não terem comida para as crianças, e se endividam com um comerciante inescrupuloso, que em troca de comida costuma aceitar favores sexuais, as mães desesperadas com a fome aceitam tal aproveitamento cedendo suas filhas ou a elas mesmas ao promíscuo e depravado comerciante.
Os donos das minas se preocupavam apenas com a economia, e com a política afetando seus lucros, e como consequência os operários eram multados se não fizessem um "bom" escoronamento, e seus salários eram diminuídos sempre que havia crise. Quando Maheu foi pegar seu salário, se espantou devido à diminuição,