O CORTIÇO
Maria Clara Butegal 2C
Biografia
Ainda em pequeno revela pendores para o desenho e para a pintura, dom que mais tarde lhe auxiliaria na produção literária. Concluindo os preparatórios em São Luís do Maranhão, transfere-se em 1876 para o Rio de Janeiro, onde prossegue estudos na Academia Imperial de Belas-Artes, obtendo, a título de subsistência imediata, ofício de colaborador caricaturista de jornais, como O Fígaro, Mequetrefe, Zig-Zag e A Semana Ilustrada. Instigado por dificuldades financeiras, abandona momentaneamente os desenhos e dá início à atividade literária, publicando Uma Lágrima de Mulher no ano seguinte (1879). Em 1881, ano dentre a crescente efervescência abolicionista, publica o romance O Mulato, obra que deixa a sociedade escandalizada pelo modo cru com que desnuda a questão racial e inaugura o Naturalismo na literatura brasileira. Nela, o autor já demonstra ser abolicionista convicto obtendo sucesso com a obra na Corte, onde era considerada como exemplo da escola naturalista.
Ideia Principal da Obra
Este livro tem como objetivo demonstrar a influencia do meio nas atitudes do ser humano, que se torna produto desse meio. Como toda a obra naturalista busca algo exterior ao ser para justificar suas atitudes.
Contextualização da Obra
Política: . 11/Jan: O governo britânico entrega a Portugal um memorando exigindo a retirada das forças militares existentes no território compreendido entre Moçambique e Angola, o qual ficaria conhecido como o ultimato inglês. Esta zona era reclamada por Portugal, que a havia incluído no célebre Mapa cor-de-rosa. Economia: . 07/Mar: É constituída no Porto, em resultado da resultou da fusão de sete fábricas de cerveja, a Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes, que se popularizou através da sigla CUFP e que em 1977 viria a dar origem à Unicer.
Falecimentos: . 01/Jun: Morre por suicídio, numa pequena localidade do concelho de Vila Nova de