direito
2-DESCRIÇÃO:Nesta reação química quando misturamos 5g de CuSO4-Sulfato de Cobre II(s) ,diluído com água destilada com Fe (s) ,com o auxílio de um Gerador de energia, de eletrodo(+) e eletrodo(-) .Vai acontecer a transferência de elétrons de um elemento ao outro ,através do processo de oxidação e redução.Neste caso o Fe-(s) é o elemento mais reativo que o Cu-cobre,por isso tende a se Oxidar e o Cu-cobre por ser menos reativo tende a se Reduzir,passando assim de Cu++ para Cu(s). Pois a solução de CuSO4-Sulfato de Cobre II,tem coloração azulada devido a presença de íons de Cu++,e quando acontece a reação química o íon de Cu deixa de existir na superfície do Fe(s),verifica-se a formação de uma substância de coloração avermelhada cobreada,fazendo com que a solução de CuSO4 perca a cor azulada ficando praticamente incolor. Quando isto acontece o Fe(s) vai se reduzindo de tamanho devido as transformações do Fe(s) em íons de Fe++.Pois a oxidação e a redução ocorrem simultaneamente. Conforme podemos observar no esquema abaixo.
3-REAÇÃO QUÍMICA: CuSO4(aq) + Fe(s) ------ FeSO4 + Cu(s)
4-MECANISMO DA REAÇÃO QUÍMICA:
Para entendermos melhor o mecanismo da Reação química da Eletrólise, vejamos o resumo abaixo.Supomos uma solução de um eletrólito genérico CA.
Dissociação do CA: CA-----C+ + A-
Oxidação : A- ------A0 + e - (eletrodo (+) atrai os ânions de A- que cedem os elétrons ).
Redução: C+ + e- ----- C0 (eletrodo (-) atrai os cátions de C+ que recebem elétrons ).
5- APLICAÇÃO INDÚSTRIAL: Nas indústrias de automobilísticas e na indústria naval, a Eletrólise é mais usada nos processos de correção e deposição galvânica.
6-MATERIAS USADOS NA PRÁTICA :
- CuSO4 Sulfato de Cobre II (s) 5g. - Becher de 500 ml.
-Balança analítica.