Direito
1. A justiça universal, compreendida com lastro no bem contido na moral, pressupõe que cada pessoa responda por si mesma, sem se envolver com o comportamento de seus semelhantes. Consciência moral e autocompreensão dos pertencentes à comunidade são elementos independentes e dissociados.
2. A base validativa sotereológica (soteriológica) sustenta o sentido da obrigatoriedade normativa, que passa a ser concebida a partir de juízos parciais. Validade, neste sentido, independe da concordância dos envolvidos.
3. A validação das regras morais, obrigatórias para todos, é, no âmbito do pluralismo ideológico, explicada com interpretações do papel de um deus transcendental, criador e salvador.
4. Sentimentos de aprovação ou reprovação são desdobramentos de posicionamentos morais. Convergência de sentimentos ocorre no âmbito de uma confiança mútua, insusceptível de desenvolver-se em comunidades pequenas e solidárias. Todavia, a compaixão é apta a sustentar o respeito em relação a estranhos.
5. O contrato social decorre da vontade livre e consciente, tendente à submissão às normas estabelecidas. Tais normas devem emergir da força dos argumentos, que, por sua vez, independem da aceitabilidade racional das proposições.
Explique em que se distinguem as teorias que examinam o saber moral utilizado intuitivamente pelos participantes de determinado grupamento no tocante à captação de elementos do conteúdo cognitivo da