APS CARRINHO DE RATOEIRA
Grupo Veloster
Nome
RA
Turma
Aline Alvenina Rosental Pereira
B82DAG-0
EC3Q
Aline Teixeira de Carvalho
B633CF-6
EC3P
Carlos Miguel Martinho
B84433-7
EC3P
Djalma Silva de Alencar
B68339-E
EC3Q
Gabriel Weckwerth Ribeiro
B67921-7
EC3P
Gabriela Silvestre Pereira Dias
B7264I-0
EC3Q
Jamilson Aparecido de Paiva
B79JBE-3
EC3P
Marcelo Raimundo da Silva
Rodrigo de Oliveira Munhoz
Patrícia Pires
B793EG-6
B747EI-0
B80435-1
EC3Q
EC3Q
EC3Q
ENERGIA MECÂNICA
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é responder as questões levantadas pelo professor sobre diversos assuntos, com o intuito de adquirir conhecimentos gerais em diversas áreas. E com a finalidade de avaliação para o terceiro semestre do curso de Engenharia Civil.
2-Energia mecânica
A física é uma das ciências mais utilizadas no cotidiano, pois abrange a praticamente tudo que é realizado.
Energia é a capacidade de executar um trabalho, já a energia mecânica é aquela que acontece devido ao movimento dos corpos ou armazenação nos sistemas físicos, e que pode ser transferida de um corpo para outro. Na pratica isso quer dizer que a energia mecânica é a energia resultante de qualquer objeto que contenha energia potencial (gravitacional, elástica ou elétrica) ou que esteja em movimento para que adquira energia cinética.
Quando se fala em energia mecânica é importante lembrar-se da teoria da conservação de massas, de Lavoisier, que diz que nenhum sistema físico ou químico é capaz de criar ou eliminar matéria.
Exemplificando: Um objeto está a uma altura (h), ele tem energia potencial, à medida que o objeto está caindo (desprezando a resistência do ar), ele ”perde” a energia potencial e ”ganha” em energia cinética. Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.
Energia mecânica= Energia potencial +Energia cinética,
Onde Ep= m.g.h e Ec=( m.v2)/2
Figura 1 – Queda livre de um objeto