Direito
ECONÔMICO
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo rediscutir o papel do Estado capitalista na economia, buscando entender particularmente suas influências e implicações nesse campo. O Estado nas economias capitalista manifesta-se em várias esferas da vida econômica de um país, desde o consumo e investimentos públicos, produção estatal, redistribuição de renda, autoridade monetária, segurança pública e manutenção da ordem existente, dentre várias outras implicações.
Para que ocorra o desenvolvimento econômico faz-se necessário que o Estado, como instituição maior dentro da sociedade, seja suficientemente capaz, por meio da legitimidade e capacidade em estabelecer políticas, tributar e criar leis. Mas, para que um Estado seja verdadeiramente forte, é imperativo que mantenha estável sua ordem jurídica, além de dotada de legalidade, ou seja, tenha o respaldo da Nação.
Daí, a importância em se estudar as formas como o Estado realiza essas ingerências, e quais os reflexos delas para uma nação. A principal ação estatal na economia como um todo, corre com base na regulação, com o objetivo de combater as desigualdades e desequilíbrio, criados pelos mecanismos de mercado, tal interferência busca harmonizar esse campo conforme objetiva atingir uma maior equidade, eficiência e estabilidade econômica. Todavia, é importante salientar que nem sempre tais intervenções são eficazes, findando, em alguns casos, a criar sérios problemas, como: aumento de dívidas públicas, geração de déficit orçamental, dentre outros.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho é citada a importância do Estado na economia, criando mecanismo de defesa para defender o lado mais fraco, contra abusos do mais forte. O Estado vem com objetivo de manter o equilíbrio no mercado.
Sabendo que para o crescimento da economia se faz necessário uma boa aplicação nos bens públicos cabe-nos compreender todos os fatores que
influenciam