Direito
O direito vem evoluindo com o passar do tempo, evolui aos poucos, em etapas e de acordo com as necessidades humanas. Podemos dizer que os direitos surgem de acordo com o progresso técnico da sociedade, isto é, as fases ou gerações refletem as evoluções tecnológicas da sociedade, que criam novas necessidades para os indivíduos.
Os direitos do homem surgiram de uma inversão de perspectiva, ou seja, a relação, como dito anteriormente, passou a ser entre cidadãos e entre o Estado e os cidadãos, e não mais como entre súditos e soberanos. Evoluindo essa idéia, chegamos ao ponto em que os direitos do cidadão de um Estado cederão espaço para o reconhecimento dos direitos do cidadão do mundo, como na Declaração Universal dos direitos do homem. A doutrina dos direitos do homem nasceu do jusnaturalismo que, como fim justificar direitos do homem independentemente do Estado, parte de poucos direitos, porém, essenciais: o direito à vida, à liberdade e à propriedade, como formas de sobrevivência.
Hoje o direito é muito amplo, e mesmo assim as vezes não é o suficiente, sempre vai haver alguém que ficará excluído do seu direito, muitas vezes por falta de conhecimento dele. Mas a luta dos que