Direito
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CONSTRUÇÃO CIVIL I
ALVENARIAS
Alunos: Luiz Guilherme Borba, Muryllo Araújo
Disciplina: Construção Civil I
Professora: Giana
Turma: A01
Goiânia, 11 de Junho de 2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi desenvolvido com base em outros artigos científicos, pois nenhuma das obras em que os executores trabalham encontra-se nesse estágio, e após discutirmos sobre isso, entramos em um acordo e decidirmos fazer com referência ao conteúdo fornecido pela professora e por outras referências bibliográficas.
Alvenarias de vedação, como o nome já diz, são destinadas a vedar ambientes e preencher vãos das estruturas de concreto armado ou protendido, aço ou outras estruturas, como também, devem atender algumas exigências em relação à suportar o peso próprio e outras ações externas, como ventos e cargas ocupantes. (Figura 1).
DESENVOLVIMENTO Existem vários tipos de blocos cerâmicos e outros componentes que auxiliam na vedação e no desempenho necessário. Vale lembrar, para que ocorra um desempenho ideal das vedações, é necessário que o assentamento dos blocos e todos os procedimentos sejam feitos de forma correta. Ressalte-se que a função das alvenarias de vedação é garantir bom isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo e etc. Tipos de Blocos e Componentes
1. Alvenaria de Vedação: Parede constituída pelo assentamento de tijolos maciços ou blocos vazados com argamassa, com a função de suportar apenas seu peso próprio e cargas de ocupação como armários, prateleiras, redes de dormir, etc
2. Bloco Cerâmico de Vedação: Componente vazado, com furos prismáticos perpendiculares às faces que os contêm, que integra alvenarias de vedação intercaladas nos vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outros materiais. Normalmente são empregados com os furos dispostos horizontalmente, devendo resistir somente ao peso próprio e a pequenas cargas de ocupação.
3.