Comunicação e Expressão - Atividade 5
A intertextualidade é um recurso muito presente na literatura e mídias contemporâneas e permite o diálogo entre textos. Em geral, pode ser tomada como intertextualidade implícita e explícita. Assinale a alternativa que contém um intertexto explícito nos fragmentos abaixo, de autoria de Machado de Assis.
a) Como se chama? perguntou o presidente.
b) Ideias e palavras iam assim rolando na minha cabeça, sem eu dar pelo resumo dos debates que o presidente do tribunal fazia. Tinha acabado, leu os quesitos e recolhemo-nos à sala secreta.
c) Não imagina o sacudimento que me deu esta lembrança. Evoquei tudo o que contei agora, o discursinho que lhe ouvi na sala secreta, até àquelas palavras: "Suje-se gordo!"
d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.
e) Todos esses gestos do homem serviram à acusação e à defesa, tal como serviram, tempos antes. Os gestos contrários do outro acusado. O promotor achou neles a revelação clara do cinismo, o advogado mostrou que só a inocência e a certeza da absolvição podiam trazer aquela paz de espírito. .
0,2 pontos
Pergunta 2
Assinale a alternativa correta quanto a classificação dos níveis de intertextualidade:
I- A paródia deforma os valores do texto original, mantendo sua organização estrutural.
II- A estilização preocupa-se com a originalidade do texto, não permitindo criações que copiem outros textos.
III-A paráfrase é a retomada ou referência que se faz a outro texto, respeitando esse original.
IV- Quando nos referimos à intertextualidade implícita, não há citação da fonte; depende do interlocutor estabelecer essa relação.
Estão corretas apenas:
a) I, III e IV.
b) I, II e III.
c)