Era Mesozóica
Este trabalho foi realizado com o intuito de compreender melhor uma das Eras nas quais dividimos o ciclo de vida na terra, tendo como tema específico a Era Mesozoica e seus três períodos conhecidos como Triássico, Jurássico e Cretáceo estão também na ordem do mais antigo para o mais novo.
2. ERA MESOZÓICA
A Era Mesozoica (meso=meio e zóico=vida) é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás.
Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangeia. O aprimoramento e extinção dos dinossauros também é um fato marcante desta era chamada de “era dos dinossauros”, porque foi quando eles mais se desenvolveram.
É nessa Era também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves.
O primeiro Período do Mesozoico foi o Triássico que se estendeu de 250 a 205 milhões de anos atrás. Nesse Período todos os continentes estavam agrupados no super continente chamado Pangeia. A Pangeia era circundada por um oceano chamado Phantalassa, que corresponde ao atual oceano Pacífico e por um mar á leste chamado de Tethys. No final do Triássico são encontrados os primeiros fósseis de mamíferos, e em terra, aparecem diversos grupos de répteis, inclusive voadores, muito embora, a fauna desse período não seja tão diversificada quanto à do anterior uma vez que houve uma grande extinção em massa no início do Triássico.
No Período Jurássico, de 205 a 142 milhões de anos atrás, o nível do mar se eleva invadindo os continentes. Devido a esse fenômeno são formados os mares intracontinentais (como o Mar Morto). Nesse Período a fauna volta a alcançar um nível de diversidade bastante elevado, embora não tanto quanto no Permiano (Era Paleozoica). Surgem os marsupiais, e praticamente todos os