ERA MESOZOICA
Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangeia. O aprimoramento e extinção dos dinossauros também é um fato marcante desta era chamada de “era dos dinossauros”, porque foi quando eles mais se desenvolveram.
É nessa Era também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves.
O primeiro Período do Mesozóico foi o Triássico que se estendeu de 250 a 205 milhões de anos atrás. Nesse Período todos os continentes estavam agrupados no super continente chamado Pangeia. A Pangeia era circundada por um oceano chamado Phantalassa, que corresponde ao atual oceano Pacífico e por um mar á leste chamado de Tethys. No final do Triássico são encontrados os primeiros fósseis de mamíferos, e em terra, aparecem diversos grupos de répteis, inclusive voadores, muito embora, a fauna desse período não seja tão diversificada quanto a do anterior uma vez que houve uma grande extinção em massa no início do Triássico.
No Período Jurássico, de 205 a 142 milhões de anos atrás, o nível do mar se eleva invadindo os continentes. Devido a esse fenômeno são formados os mares intercontinentais (como o Mar Morto). Nesse Período a fauna volta a alcançar um nível de diversidade bastante elevado, embora não tanto quanto no Permiano (Era Paleozoica). Surgem os marsupiais, e praticamente todos os peixes, anfíbios e aves modernas já estavam presentes. É, também, o período conhecido como a “Era dos Dinossauros” devido à predominância destes répteis tanto na água, quanto no ar e na terra. Quanto à flora as coníferas já eram bastante abundantes, assim como as gimnospermas. Começam a surgir, também, as angiospermas. É nesse Período que se inicia a separação da Pangeia