Direito
FILOSOFIA MODERNA – Trechos das obras de alguns pensadores.
MAQUIAVEL (Filósofo florentino, 1469- 1527)
As citações abaixo são extraídas da obra O Príncipe (MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. In: Os Pensadores (Maquiavel). São Paulo: Nova cultural, 1987)
- É necessário, pois, querendo expor bem claramente esta parte, examinar se esses inovadores agem por si próprios, firmemente, ou se dependem de outrem, isto é, se para conduzir sua obra precisam de rogar ou se, verdadeiramente, podem forçar. No primeiro caso, são sempre mal sucedidos e não conseguem coisa alguma. Mas, quando não dependem de ninguém, contam apenas consigo mesmos e podem forçar, raramente deixam de alcançar êxito. Destarte todos os profetas armados venceram e os desarmados fracassaram. Porque além do que já se disse, a natureza dos povos é vária, sendo fácil persuadi-los de uma coisa, mas sendo difícil firmá-los na persuasão (p. 25).
- Mas, analisando outro caso, quando um cidadão, não por suas crueldades ou outra qualquer intolerável violência, e sim pelo favor dos concidadãos, se torna príncipe de sua pátria – o que se pode chamar principado civil (e para chegar a isso não é necessário grandes méritos nem muita sorte, mas antes uma astúcia feliz), digo que se chega a esse principado ou pelo favor do povo ou pelo favor dos poderosos. É que em todas as cidades se encontram estas duas tendências diversas e isto nasce do fato de que o povo não deseja ser governado nem oprimido pelos grandes, e estes desejam governar e oprimir o povo. Destes dois apetites diferentes nasce nas cidades um destes três efeitos: principado, liberdade, desordem (p. 39).
- (...) O povo também, vendo que não pode resistir aos grandes, dá reputação a um cidadão e o elege príncipe para estar defendido com a sua autoridade. O que ascende ao principado com a ajuda dos poderosos se mantém com mais dificuldade do que aquele que é eleito pelo próprio povo; encontra-se aquele com muita