direito
1- Trata do que deve ter a pesquisa.
2- Limitada à forma escrita.
3- Ter clareza, ou seja, de fácil entendimento.
2.1-Monografia
Monografia é um trabalho adotado pelas faculdades de direito sendo um componente para os cursos de graduação. É uma espécie de trabalho jurídico, se aproximando do modelo canônico de trabalho científico. Seu conteúdo tem que ser monográfico, focado em um assunto específico e com abordagem completa. Todo trabalho que examina um tema específico e construa um argumento é denominado um trabalho científico. Para fazer uma monografia é necessário discorrer sobre determinado tema, direcionando a um objetivo, com uma conclusão. Todo o trabalho deve ser inerente ao tema. Textos com o objetivo de ensinar, explicar ou divulgar não são monografias, pois não possuem o foco, aprofundamento ou completude. Para identificar uma monografia se utiliza do critério de avaliar se o trabalho teve um bom raciocínio, chegando a uma conclusão.
2.1.1-Monografias disciplinares de graduação Trata-se das dificuldades de se elaborar a primeira monografia e uma das principais e mais frequentes indagações que veem à mente de quem se submete a escrever uma monografia é a escolha de um tema e de um título adequado para o texto.
2.1.2-Monografias de conclusão de curso na graduação ou trabalhos de conclusão de curso (TCCs) O aluno que se submete a escrever um artigo científico desse, deve ser muito dedicado à monografia jurídica , além de ter que escolher um tema que ele tenha mais afinidade , facilidade ou domínio.
2.1.3-Monografia de conclusão de curso em pós-graduação lato sensu (especialização) Ao se realizar essa monografia o aluno deve atentar-se a qualidade científica do trabalho. Uma das coisas que podem contribuir para a qualidade do trabalho é um trabalho sem vício de escrita e feito com motivação. A finalidade de uma monografia é agregar valores aos seus leitores, mesmo se tratando de assunto que