Direito
(1836 - 1909)
(Extraídos da obra)
(Cesar Lombroso - Hipnotismo e Mediunidade)
Traços biográficos do Autor i
Nascimento, estudos e tendências
César Lombroso nasceu em Verona (Itália), a 6 de novembro de 1835, descendente, pelo lado paterno, de judeus espanhóis expulsos de sua pátria pelos reis católicos, em 1492.
Sua primeira infância transcorreu tranqüila e feliz, desfrutando a família de elevados recursos pecuniários e boa situação na sociedade. Isso não durou muito tempo. Numa dessas reviravoltas do destino, foi o lar de Lombroso mergulhado em relativa pobreza, o que, entretanto, não impediu continuassem ali reinantes a paz e a união.
Educado nas idéias e crenças da religião judaica, bem cedo começou a freqüentar os centros de instrução de sua cidade natal.
Tanto no curso primário quanto no curso secundário, deu ele mostras de extraordinária aplicação e amor ao trabalho e aos estudos, revelando, malgrado sua timidez, uma inteligência bastante precoce. Menino ainda, tornara-se amante da natureza e dos bons livros.
Seu tio materno, David Levi, que ocupa lugar honroso na literatura italiana, ambientou-lhe o gosto para a poesia, para a história e a literatura em geral, especialmente a clássica. Com seis anos apenas, Lombroso já se deleitava ouvindo os versos de Dante. Lucrécio, Tácito e Tito Lívio o haviam fascinado, e na idade de doze anos escreveu, com períodos verdadeiramente clássicos, o trabalho Saggio sulla grandezza e sulla decadenza di Roma.
Contudo, um acontecimento inesperado veio decidir para sempre a vocação científica e conseqüente posição futura do nosso biografado.
Em 1850 saía a público o primeiro volume dos Monumenti storici rivelati dall’analisi della parola, de autoria do ilustre médico, historiador e lingüista italiano Paulo Marzolo. Os jornais elogiaram e encorajaram o autor, mas Marzolo percebeu que as críticas eram por demais benévolas e... incompetentes. Certo dia, lendo um diário de Verona,