Direito
Neste capítulo são vistas as políticas referentes aos processos de aplicar pessoas, basicamente processos referentes a desenhos de cargos e avaliação de desempenho.
No caso da contratação de um novo funcionário, os gerentes procuram induzir a adaptação do indivíduo às necessidades e objetivos da organização, enquanto o novo participante da mesma busca influenciá-la para criar uma situação de trabalho que lhe gere satisfação e alcance dos seus objetivos pessoais. Deveres e responsabilidades do novo participante: responsabilidades, tarefas e metas. A organização deve preocupar-se em obter/manter um programa de integração que contenha treinamento inicial destinado nos novos membros da organização para familiarizá-los com a linguagem usual da organização, assim como, ajudar os empregados a compreender os aspectos sociais, técnicos e culturais do local de trabalho, onde se discute:
Conteúdo do cargo: desempenho e atribuição das tarefas; metas e objetivos.
Supervisor tutor: designado para cuidar da integração do novo funcionário.
Grupo de trabalho: interação do funcionário atribuída a um grupo de trabalho. 4.2 CONCEITO DE CARGO Os cargos constituem a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais e constitui uma das maiores fontes de expectativas de desenvolvimento, crescimento e motivação nas organizações. O cargo consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separados e distintos dos demais cargos.
As descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, enquanto as especificações de cargos se preocupam com os requisitos necessários ao ocupante. Portanto, descrever um cargo significa relacionar as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, enquanto que as especificações de cargos se preocupam com os requisitos necessários ao funcionário. Exemplo das Informações contidas na descrição de cargo
Titulo do cargo
Responsabilidades do