Direito
Marco Túlio Cícero nasceu em Arpino, pequena cidade do Lácio, no ano 106 a.C. Foi orador e político romano. O nome de Cícero tem uma origem pitoresca: em latino, cícer significa grão de bico, ervilhaca, ou dente na ponta do nariz. Marco Túlio desde jovem estudou muito, foi para Roma aos 10 anos para estudar, aprendendo então literatura grega e latina, e também retórica, aos 16 anos seus estudos se tornaram mais intensos e começou a frequentar os fóruns com intenção de ouvir os discursos dos maiores oradores romanos e participar mais efetivamente da vida pública.
VIDA POLÍTICA: Foi eleito Cônsul em 63 a.C, nesse cargo, ele destruiu uma conspiração para derrubar a República, liderada por Lúcio Sergio Catilina.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE SUAS OBRAS: Dotado de excepcionais qualidades literárias e filosóficas, Cícero cultivou todos os gêneros de atividade intelectual, inclusive a poesia, tendo composto ainda criança um poema intitulado “Pontius Glaucos”, no qual descreve a aventura de um pescador da Beócia, que, depois de ter comido certa erva, se atirou ao mar, transformando-se em deus marino. Cícero aperfeiçoou de tal maneira a sua cultura e notavelmente se tornou a sua eloquência, que chegou a ser considerado, não só como o melhor orador, mas ainda como um dos melhores escritores do seu tempo. De um espírito fino e um sarcasmo impiedoso, para tudo encontrava uma saída ou uma resposta, contudo a sua combatividade e, sobretudo as frases irônicas e mordazes de que frequentemente usava para ferir os que ousavam fazer-lhe sombra, acarretaram-lhe uma reputação de malignidade.
PRINCIPAIS OBRAS DE CÍCERO: Sobre a natureza dos deuses, sobre os Ofícios (tratando dos preceitos morais), Acadêmica (sobre o problema do conhecimento e o ceticismo), e inúmeras epístolas e discursos famosos por seu estilo. As obras de Cícero compreendem: Discurso; Tratados filosóficos e retóricos; Cartas e Poemas. Os mais famosos foram: Pro Murena; Pro Archia; Pro