Direito
Texto: Azevedo,Plauto Faraco de.Liberalismo,Estado Social e neoliberalismo. In. Azevedo,Plauto Faraco de. Direito, Justiça Social e neoliberalismo. SP. RT, 2000.
1)- desenvolva a seguinte afirmação : “ O Estado Liberal representou um esforço inconfundível de controlar o poder, controlá-lo inclusive através da delimitação jurídica.”
2)- É correto afirmar que o pensamento liberal ficou reduzido à dimensão política? Fun-damente.
3)- Quais são as características do Estado Liberal de Direito?
4)- Como podem ser classificadas as Constituições deste tipo de Estado quanto à forma, à origem, à extensão, à finalidade e à ideologia? Explique.
5)- Que argumentos históricos traz o autor para sustentar esta sua idéia: “Verdade é que, apesar da incontestável relevância do pensamento liberal, para o direito e a filosofia poli-tica, os anseios primaveris da Revolução Francesa não chegaram a realizar-se. Faltou transformar a “liberdade, igualdade, fraternidade do cidadão político em energias vivas dos homens vivos (...).“
6)- Qual é a relação entre o colapso econômico entre as duas grandes guerras mundiais e a teoria formulada por John Keynes? Explique.
7)- Afirma o autor que – “os efeitos da crise da 1929 mostraram-se profundos do ponto de vista político, ocasionando uma desestabilização global. “ Na realidade surgiram duas ten-dências de superação da mesma: uma à direita e outra à esquerda. O que as diferencia? O que as assemelha ?
8)- Quais são as características do Estado Social de Direito ( Estado do Bem – Estar, Es – do Providência ) ?
9)- Como podem ser classificadas as Constituições deste tipo de Estado quanto à forma, à origem, à extensão, à finalidade e à ideologia?
10) Em relação à ideologia neoliberal :
a)- indique