rede de dados
II. Contexto
No mundo de hoje com grande desenvolvimento tecnológico, assiste-se a uma tendência cada vez maior a se reduzirem as distâncias entre pessoas, serviços etc. Entretanto, no nosso país ainda registam-se dificuldades no uso das tecnologias para diminuir distâncias e poupar tempo e dinheiro. Neste trabalho pretende-se criar um modelo de rede de dados das lojas shoprite que permita que haja comunicação entre as diferentes bases de dados existentes, no shoprite da Matola e shoprite de Maputo, a fim de que os registos dos clientes feitos na shoprite da Matola não sejam repetidos na shoprite de Maputo.
Maputo e Matola são duas cidades localizadas no sul de Moçambique, a cerca de 10 km de distância uma da outra. Maputo é a maior cidade e capital do país e Matola possui o maior parque industrial do país. Trata se de duas cidades com fortes ligações pois muitos são os residentes da Matola que trabalham em Maputo e vice-versa.
O Shoprite é um grupo de lojas com sede na África do sul e possui lojas em varais cidades Moçambicanas incluindo Matola e Maputo. Apesar da proximidade destas duas cidades e de serem lojas de um mesmo grupo os Shoprite de Maputo e da Matola não possuem um sistema uniformizado de gestão de gestão de stock que permita ao um cliente fazer as suas compras no Maputo e levantar o produto na Matola ou vice-versa.
A ideia de usar uma base de dados homogénea é de permitir que no caso de avaria no sistema numa das lojas a outra possa funcionar normalmente.
III. Descrição do Problema
O sistema actual de vendas da Shoprite de Maputo e Shoprite da Matola está ligado a uma base de dados local em que todos os produtos que entram no stock são introduzidos no sistema, usando o número de código de barra para poder armazenar todos os produtos existentes de acordo com a sua especificidade, nomeadamente produtos de limpeza, produtos alimentares, bebidas, loiça etc. Os