DIREITO
Direção: Fernando Meirelles
Elenco Principal: Bill Nighy, Daniele Harford, Danny Huston, Gerard McSorley, Hubert
Koundé, Pernilla August, Rachel Weisz, Ralph Fiennes, Richard McCabe.
Sinopse: Uma ativista, após iniciar investigação sobre pesquisa que estava sendo realizada por indústria farmacêutica, é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. Justin Quayle, diplomata inglês que reside na África, perturbado com a morte de sua esposa, decide descobrir o que realmente aconteceu. Durante a investigação, o diplomata descobre que sua luta é contra a ambição de uma grande empresa farmacêutica que estava testando novos medicamentos em seres humanos no Quênia.
Palavras – chave: consentimento livre e esclarecido, populações vulneráveis, riscos e benefícios.
Perguntas
1. Qual o contexto social de inserção da pesquisa?
R: É a desigualdade social, baseando-se entre indústria farmacêuticas e pessoas doentes e sem recursos na África, onde demonstra claramente a desigualdade racial e a falta de poder aquisitivo por parte da população local, deixando a mercê, pois também não havia serviço de saúde.
2. Como se davam as relações de saberes e poderes entre: As indústrias farmacêuticas X o governo local? A equipe de pesquisa X os sujeitos do estudo?
R: A relação era basicamente financeira, não importando muito outros aspectos. Já a relação com os pacientes eram de pura falta de informação, priorizando somente que a pesquisa fosse feita.
3. O que leva a indústria farmacêutica e os pesquisadores a agirem de forma contrária ao preconizado pelos seus códigos de ética?
R: O dinheiro e a sensação de poder gerada pelo novo tratamento da tuberculose.
4. As pessoas incluídas como sujeitos da pesquisa podem ser consideradas vulneráveis?
R: Sim, pois estavam doentes e eram pobres e sem acesso a saúde, demonstrando a desigualdade e vulnerabilidade dos sujeitos.
5. Foi possível identificar algum tipo de