blockbuster
Ano lectivo 2013/2014
Trabalho prático 1
Stefan Monteiro smonteiro@cv.unipiaget.org Evandro Fonseca enfonseca@cv.unipiaget.org 1. Descrição do projecto
O hospital Central da Praia dispõe de um sistema informático que lhe permite efectuar a gestão de doentes de forma mais eficaz para além de organizar e gerir as consultas externas.
Por não ter sido incluído na primeira faze do processo de informatização, a administração do hospital decidiu desenvolver um módulo auxiliar que permita a gestão da farmácia do centro hospitalar, que funciona do seguinte modo:
Prescrição de medicamentos
A distribuição de medicamentos é feita com base nas receitas médicas emitidas diariamente para cada doente e enviadas à farmácia em grupos de 20 (que é o número de camas de cada enfermaria).
Distribuição de medicamentos
Cada enfermaria dispõe de um carro com várias gavetas onde são colocados os medicamentos necessários para cada dia (24 horas); cada gaveta está atribuída a um doente.
Preparação
Os dados contidos nas receitas são registados via terminal. Com a introdução de cada produto receitado é necessário verificar se existem incompatibilidades com outros medicamentos receitados ou contraindicações para cada doente (por exemplo, potenciais problemas cardíacos, diabetes, alergias, etc.). Se for detectado algum problema sairá na impressora uma cópia da receita para ser enviada ao médico de serviço que após decisão a devolverá com a respectiva correcção. No final da
introdução de todas as receitas do dia sairá uma lista dos medicamentos a colocar em cada carro.
Preparação dos carros
Um funcionário munido dessa lista de medicamentos colocará estes nas respectivas gavetas do carro. Uma vez que o controlo das existências em stock é rigoroso, não podendo ocorrer rupturas de stock, as saídas são registadas imediatamente.
Controlo da distribuição
Uma vez cheios, os carros passam para o controlo onde se