direito
Prejuízos causados pela seca impediram realização da maior feira de exportação do estado
Depois de cancelar este ano a maior feira de caráter exportador do Rio Grande do Norte por causa dos prejuízos causados pela seca, o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), dentro da decisão de tornar o evento bienal, já deu o primeiro passo para sua realização em 2014.
No final do mês de novembro, a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra, decidiram detalhes do apoio oficial ao evento com o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura, Luís Roberto Maldonado, e João Manoel, coordenador da Expofruit – Feira Internacional da Fruticultura Irrigada. Ela acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro de 2014 em Mossoró.
No encontro, as autoridades trataram de ações específicas do campo como iniciativas de combate à seca, com a equipagem de mais de 200 poços, e o empenho para a construção da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros, anunciado em reunião com bancada federal. A obra para construção da adutora, prevista para conclusão em janeiro de 2014, terá 43 quilômetros de extensão e custo estimado de R$ 13,5 milhões.
A governadora também falou sobre ações desenvolvidas na sua gestão para facilitar o escoamento da produção de frutas no Rio Grande do Norte para outros estados do Nordeste, como a estrada do Melão e o Anel de Baraúna, desenvolvidas tanto para transporte de fruta como de minérios.
A 16ª Feira Internacional da Fruticultura Irrigada – Expofruit, que deveria acontecer entre os dias 10 e 12 de julho último no Campus da Ufersa, em Mossoró, com uma perspectiva de gerar R$ 50 milhões em negócios aos exportadores, foi cancelada depois de iniciada sua divulgação.
Na ocasião, recém-empossado presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN, Maldonado, que assumiu no lugar de Francisco Segundo de Paula, justificou a decisão