Direito
A psicologia utiliza diversos métodos de pesquisa em geral, entre elas a observação natural, os estudos de caso, os levantamentos, pesquisas correlacionais e experimentais, que é um método para estudar o comportamento animal ou humano.
A observação natural observa-se o comportamento no dia-a-dia, portando é espontâneo, algo rotineiro.
A observação natural também tem seus inconvenientes. Os psicólogos que à utilizam tem de aceitar o comportamento à medida que acontece, estando só como observador sem intervir no acontecimento recolhendo material de pesquisa.
A principal desvantagem da observação natural é o viés do observador. Psicólogos que são experientes observadores são capazes de destorcer sutilmente o que veem, afim de fazer com que isso se encaixe naquilo que se deseja ver, por esse motivo os pesquisadores usam gravações de vídeo.
Outro método de pesquisa é o Estudo de Caso, que dá uma descrição detalhada da pessoa. Os resultados podem fornecer inúmeras ideias, mas com vantagens significativas, porém é um método arriscado pelo fato de cada pessoa ser exclusiva, portanto não se pode tirar conclusão de um único caso. Na pesquisa de levantamento as perguntas são feitas por meio de entrevistas pessoais através de um questionário designado para um grupo de pessoas selecionadas.
Na pesquisa correlacional, o psicólogo seleciona vários candidatos e aplica-lhes diversos testes de aptidão e personalidade e compara os resultados com o desempenha alcançado. Dados correlacionados são utilizados de diversas maneiras, mas não permitem que o pesquisador explique a causa e efeito.
A pesquisa experimental é utilizada muito escolas, para ver o desempenho dos alunos, quando o aluno não consegue aprender determinado assunto ou matéria, se planeja um teste de memória para o mesmo, para ver sua capacidade de armazenar informações que são passadas.
São condicionados à uma tarefa para ver resultados, como, por exemplo, condicionar um grupo de