Direito
TEMA: MESOPOTAMIA
Colégio Politécnico Bento Quirino
1 º B
ÍNDICE
1- Introdução e Desenvolvimento da Mesopotâmia – pág : 2 á 4
2- Imagens – pág : 5
3- Conclusão, bibliografia e agradecimentos – pág : 6
INTRODUÇÃO
Neste trabalho introduz conteúdo sobre a Mesopotâmia. Fala sobre suas culturas, economia, seus povos, suas técnicas de trabalho, seu comércio, etc.
DESENVOLVIMENTO
A Mesopotâmia se localiza entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, em um planalto de origem vulcânica, que fica em uma antiga região do Oriente Médio. Suas condições eram semelhantes à dos Egito, com dois rios que facilitavam o transporte de mercadorias, abundância na pescaria com os peixes e as aves ribeirinhas. O sistema dos rios está relacionado ao derretimento da neve das grandes atitudes, onde ficam suas cabeceiras, deixando as terras alagadas e favorecendo a abertura de canais de irrigação e construção de açudes.
As enchentes eram irregulares dificultando o estabelecimento da população ribeirinha. Apesar de sua fertilidade o trabalho com o solo era bem complicado devido ao clima seco e as doenças tropicais.
Alguns povos se instalaram nessa região, tais como os sumérios que ocupavam a região sul e os acádios que ocupavam a região Norte.
As civilizações da Baixa Mesopotâmia evoluíram consideravelmente, evidentemente pelos seus aspectos culturais e econômicos. Assim, com o estabelecimento de um Estado fundamentado no domínio de terras e das águas dos rios foram originadas importantes sociedades hidráulicas.
Na Alta Mesopotâmia, região ocupada por uma das chamadas Civilizações Hidráulicas, as cheias dos rios Tigre e Eufrates ocorriam entre os meses de abril e maio, quando as geleiras das montanhas da Armênia derretiam e chegava à temporada das chuvas. Registros da época descrevem alagamentos que cobriam o solo