Direito
Dersu Uzala é um filme produzido em 1975. A trama se inicia com o capitão Arseniev chegando em uma cidade em construção, no ano de 1910, que anteriormente era uma floresta, a fim de encontrar o túmulo de um grande amigo. Após não encontrar, começa a relembrar o ano de 1902, ano em que conheceu Dersu Uzala.
Neste ano, Arseniev vai para terras desconhecidas na Rússia para uma expedição. Lá encontra um Goldi chamado Dersu Uzala, que vai até o acampamento da expedição por ter visto rastros humanos. O capitão, então, ao perceber que Dersu conhecia tão bem aquela terra, o convida a ser o guia deles, que recebe a resposta sem nem mesmo ouvi-la literalmente.
Com o passar do tempo, Dersu conquista a confiança e respeito de todos, baseado na sua inteligência e simplicidade, e, o mais importante, pelo amor que esse aborígene tem com o próximo. Próximo, esse, que muitas vezes ele nem conhece e nem chegará a conhecer, como quando ele conserta a cabana abandonada e deixa lá, sob o aval do capitão, fósforo, sal e arroz, para que alguma pessoa que precisar do local, tenha o que comer e como se aquecer.
No decorrer da história, Dersu salva a vida do capitão e dos soldados várias vezes, através de sua simplicidade e perspicácia com a vida na floresta.
Quando a expedição está perto fim, o capitão convida Dersu Uzala para ir morar com ele na cidade, no entanto, Dersu recusa por afirmar que sua casa é na floresta, não tendo o que fazer na cidade.
Chega o ano de 1907, e o capitão retorna ao mesmo local para uma nova expedição, e é informado de uma pessoa que perguntou acerca da expedição e de quem era seu comandante. Imediatamente, Arseniev tem certeza que é Dersu e vai ao seu encontro, levando-o a ficar com eles novamente.
Começa assim, novas aventuras e aprendizados, mas o capitão começa a notar que seu grande amigo não tem mais a mesma habilidade de 5 anos atrás, percebendo que ele estava envelhecendo. Diante