direito
1.1) Conceitos de Direito Comercial:
O planejamento pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, depende do ângulo de observação.
O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à buscar objetivos para a ação e sua execução, pois as deve se levar em conta as condições internas e externas da empresa. No planejamento também se define o controle de um processo, através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir o que se anseia. Deve-se planejar antes o conceito como um todo, relacionar tudo o que se quer fazer de antemão, quando e como realizar cada passo, não improvisar, procurar antecipar todas as probabilidades que envolvem o planejamento. O planejamento prévio eleva em muito as garantias de sucesso quando se quer trabalhar no processo de produção de um produto ou serviço, pois dentro do processo de realização dos mesmos existem várias etapas primordiais ao seu êxito.
Quando realizados os procedimentos passo a passo, não se deve nunca incluir fatos novos que fujam do que já estava planejado para o então projeto. Neste sentido, se usar o planejamento dentro dos tais termos, as possibilidades de que um projeto dará frutos será bem mais real.
Ao se usar, conscientemente, o sentido mais amplo deste termo e aplicar na hora de realizar um projeto, ao finalizá-lo o êxito crescerá de sobremaneira e darão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível. Um bom começo, um bom meio e um ótimo final.
1.2) Tipos de planejamento:
a) Planejamento Estratégico:
Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos.
A responsabilidade é da direção geral (alta administração).
O planejamento estratégico é considerado uma excelente ferramenta, que auxilia o administrador a estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando obter resultados positivos na relação da entidade com o seu ambiente interno e externo