Direito
Curso: Nutrição-
Nutrição Humana – Atividade Estruturada
Os principais alimentos que são fontes de ácidos graxos ômega 3 e 6 são: Nozes, linhaça, canela, peixes, óleo de peixe(atum, sardinha, salmão) , milho, soja, semente de algodão, óleo de girassol, óleo de prímula, olho de borragem, carnes, aves e ovos.
São consumidos mais ômega 6, eles são produzidos a partir de óleos ricos em ômega 6 por hidrogenação, processo industrial que transforma óleos líquidos em pastosos, pelo contato de hidrogênio para dar aos alimentos uma aparência crocante, cremosa, aumento do tempo da vida útil do produto na prateleira, ou seja, leva mais tempo para deteriorar, barateando o processo de produção para a indústria. Por outro lado as pesquisas cientificas mais avançadas estão indicando cada vez mais que em termos de saúde esta saindo mais caro para quem os consome. Exemplos de produtos que contem gordura trans : Margarinas, molhos para salada pronto, batata frita em pacote de fast food, congelados, maioneses, etc.
A base da alimentação atual proporciona um consumo muito maior de ácidos graxos poli-insaturados ômega 6 do que ômega 3, isso tem provocado alterações orgânicas que levam ao surgimento de doenças inflamatórias, além de diversas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e câncer.
Os ácidos graxos ômega 3 são poli-insaturados e suas maiores fontes são encontrados em peixes de aguas frias e profundas, como salmão, cavala, sardinha e atum. Também pode ser encontrado em fonte de origem vegetal, como a linhaça. Por ter um alto poder de oxidação, o seu consumo deve ser associado a ingestão de vitaminas antioxidantes. O consumo de ômega 3 é indispensável para uma vida mais saudável. As vantagens são inúmeras, tais como: proteção das artérias, diminuição dos níveis de LDL, ajuda na perda de peso, melhora a ação da insulina, previne doenças cardiovasculares, auxilia na circulação sanguínea e