Direito
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ECONOMIA APLICADA AO DIREITO
ASSUNTO: FUNDAMENTOS DA CIENCIA ECONOMICA – PARTE II
PROFESSOR: FABRÍCIO JOSÉ COSTA DE HOLANDA
1. PRODUCAO ECONOMICA
As necessidades dos seres humanos devem ser satisfeitas com bens e serviços que não estão prontos para o consumo e que precisam ser produzidos. Para que isto aconteça, utilizamos os fatores de produção.
Esta aula tem como objetivo apresentar as classificações dos bens e serviços, e o conceito e caracterização dos fatores de produção.
2. BENS E SERVIÇOS
Podemos definir necessidade como a sensação de carência de algo combinada com a intenção de supri-la. Bens e serviços, por sua vez, podem ser definidos como tudo aquilo que satisfaz uma necessidade humana. Eles carregam em si a utilidade.
Os bens podem ser classificados quanto a sua raridade, quanto a sua natureza, destino de utilização, etapa de consumo e caráter.
2.1. QUANTO A RARIDADE
De acordo com essa classificação, podemos definir os bens livres e os bens econômicos.
Os bens livres são aqueles cujo acesso é livre a todos indistintamente, sem a concorrência no consumo e sem que seja necessário pagar por seu uso. Esses bens estão, portanto, disponíveis livremente no ambiente que vivemos. É o caso de luz solar, da água e do ar que respiramos, entre outros. Qualquer pessoa pode respirar sem que isso implique em menos ar aos demais. Portanto, os bens livres caracterizam-se por não envolver relações de ordem econômica em seu consumo, isto em não possuem preço.e
Os bens econômicos, por sua vez, são aqueles em que seu consumo implica em relações econômicas. Eles são relativamente escassos e há necessidade de esforço humano para obtë-los. Isso porque seu consumo é concorrente, ou seja, o consumo de determinada quantidade de um bem por um individuo significa menor quantidade a ser consumida por outro. É justamente a escassez o bem que define seu preço.