Ergonomia
Ergonomia é estudo que analisa o homem e seu posto de trabalho para que este se adeque ao homem lhe proporcionando um melhor rendimento.
Segundo Lida (1990) seu nome veio da língua grega, ergo = trabalho e nomos = regras, leis, surgida no dia 12 de julho de 1949, onde cientistas e estudiosos interessados na mesma, promoverão uma reunião.
Em uma sociedade globalizada, onde a concorrência é acirrada, a necessidade de se fabricar um produto que conquiste o consumidor de maneira instantânea é uma constante na industria da Moda. As estratégias para convencer este consumidor não são apenar uma ordem técnica. Alem dessa característica, inerente a qualidade do produto, o conforto e a estética são aspectos exigidos cada vez mais por esta demanda de Moda.
A ergonomia tem como objetivo o melhoramento da qualidade de vida do trabalhador em todos os aspectos. O principal objetivo da ergonomia torna-se então, “sempre a melhor adequação ou adaptação possível do obejto aos seres vivos em geral. Sobre tudo a segurança, conforto e a eficácia de uso de operacionalidade dos obejtos, mais particularmente, na atividade e tarefas humanas”. (FILHO, 2003, p.17).
A ergonomia é de extrema importância no vestuário, pois seu estudo propõe que se entenda o porque da adaptação da peça. Tendo uma visão diferenciada na hora de pensar no produto. Os estudos ergonômicos contribuem com a área do vestuário em geral para auxiliar na evolução e solução dos projetos de produto de uso diário. Esses estudos, ao considerarem o bem-estar do homem na realização das tarefas no dia-a-dia, são importantes para auxiliar os projetos de desenvolvimento de produto de Moda.
Ergonomia do Produto
Procedendo que um dos objetivos da ergonomia é proporcionar o bem-estar ao ser humano, tendo em vista suas habilidades, características e limitações, pode-se dizer que os produtos de Moda e vestuário, são produtos nos qual o homem utiliza com frequência generalizada do seu tempo, se comparando com outros