Direito
Os mecanismos de defesa ajudam o indivíduo a se adaptar ao meio, a lidar com situações estressantes, com os conflitos intrapsíquicos, com os impulsos instintivos, com a ‘’coerção’’ do superego’’etc. É um processo de defesa, proteção, de autorregulação da personalidade. Estes mecanismos são utilizados pela nossa mente de maneira inconsciente.
REPRESSÃO OU RECALCAMENTO: Freud (1969) considerou a repressão como um dos mecanismos de defesa que mais merecia atenção. Repressão é um mecanismo usado pela nossa mente para repelir tudo aquilo que nos fez ou faz mal, poderia ser nossos desejos instintivos, sentimentos e pensamentos negativos que causam dor ou sofrimento.
REGRESSÃO: É um mecanismo de defesa, como o próprio nome diz: regredir; ou seja, o indivíduo adulto que sofreu algum trauma em alguma fase de seu desenvolvimento quando criança, onde houve uma imobilização nesta fase, por exemplo, ele usará esse mecanismo para retornar a essa fase de forma inconsciente para amenizar o sofrimento psíquico.
PROJEÇÃO: É uma forma de defesa que a nossa mente usa para ’’jogar’’ no outro aquilo que está dentro de nós, aquilo que é nosso. Seria projetar nossos sentimentos, pensamentos e emoções que nos incomoda em nós mesmos para aliviar a ansiedade.
INTROJEÇÃO: Mecanismo de defesa usado nas primeiras fases da vida humana, onde incorporamos de maneira simbólica aquilo que está fora da nossa mente do nosso corpo para dentro de nós mesmos. Esse mecanismo também é usado na fase adulta, assim como todos ou outros citados, pois ajuda a pessoa assimilar e elaborar o que está fora dela (ex: idéias, sentimentos...,) tornando real, como se fosse parte da pessoa.
IDENTIFICAÇÃO: É o mecanismo mais importante para o desenvolvimento do ego, pois é através dele que a criança vai se identificar com o seu progenitor para formar sua personalidade. Na fase da adolescência e adulta, continuamos usando esse mecanismo, ex: se identificar