Direito
Ergonomia – NR- 17
Jaciara, 09 de Março de 2012
Ergonomia
Discente: Douglas Bentak
Docente: Andréa
Turma de Técnico Segurança no Trabalho “VI”
1. Quais São os agentes de riscos, explique-os.
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e o seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
2. Quais são os riscos ambientais? Explique-as.
Químicas, físicas, biológicas ergonômicas e de acidentes:
* Riscos Físicos - São efeitos gerados por maquinas equipamentos e condições físicas características diz locais de trabalho que podem causar prejuízos à saúde do trabalhador. * Riscos Químicos - São representadas por substâncias químicas que encontram - se nas formas liquidas, sólidas e gases.
Quando absolutivas pelo organismo podem produzir reações tóxicas e danos à saúde. Há 3 vias de penetração no Organismo vias respiratórias, vias cutâneas e via digestiva.
* Riscos Biológicos - São causados por microorganismos invisíveis a olho nu, Omo bactérias, fungos, bacilos, vírus e outras, desencadeiam devido à contaminação. * Ergonômico - São riscos contrários a técnicas de ergonomia e propõe que os ambientes de trabalho se adaptam ao homem. Os riscos ergonômicos estão ligados a fatores externos (Ambientes) e internos (emocional). Ocorre quando na desfrinção entre o individuo, posto de trabalho e seus equipamentos. * Riscos de Ambientes - Ocorre em função das condições físicas e tecnológicas impróprias capazes de provocar lesões a uma integridade física do trabalhor.
3. O que é CIPA? Qual o objetivo? E como ela Funciona?
Baseado na NR- 05, CIPA (Comissão Interna de