Direito
Disciplina: Psicologia Jurídica - Professora: Sonia Cristina de oliveira
Ao final da unidade você precisa ser capaz de saber:
1. Resumidamente o nascimento da Psicologia como ciência.
2. Conceito atual de Psicologia e significado de comportamento.
3. Quais escolas Psicológicas atuais
4. Objeto comum entre Psicologia e Direito fundamentado
5. Razões da crise instalada na ciência e qual a solução proposta pelo autor
6. Afastamento do direito das demais ciências humanas. Consequências e proposta?
7. Saber fundamenta esta afirmativa do autor “O homem é um cidadão de dois mundos concomitantes: Reino do ser e do dever-ser”.
8. O que significa os conceitos: Psicologia Jurídica, Forense, Criminal e Judiciária.
9. Importância e aplicabilidade da psicologia Jurídica.
Referências disponível e-mail da sala e na Xerox beira rio.
1. O que é Psicologia, 2. A evolução da ciência Psicológica, 3. Psicologia e Psicologia Jurídica - Capítulos 1 e 2 livro de Jorge Trindade 4. Artigo Psicologia Jurídica – da revista Jurídica.
Obs. Data de discussão e entrega: 27/02 a 02/03/2012. Cada turma no seu dia e horário da disciplina de psicologia. Exemplo: turma GD aula dia 28, trabalho dia 28.
Respostas 1- A psicologia enquanto ciência nasceu no final do século XIX, teve sua origem no pensamento renascentista que fez a separação entre corpo e alma e assim deu mais espaço para a psicologia, entretanto muitos pensadores consideram Wilhelm Wundt o pai da psicologia, ele viveu no século vinte e foi responsável por separar a psicologia da filosofia e efetiva-la como ciência. 2- O conceito atual de psicologia, é o estudo do comportamento e dos processos mentais, entende-se por comportamento o conjunto de ações humanas, internas ou externas. 3- Behavorismo, Gestaltismo, Humanismo e Psicanálise. 4- A similaridade entre Direito e Psicologia, se dá pelo seu objeto de estudo, o